Edney Silvestre confirma presença na Flica
O romancista, dramaturgo e repórter Edney Silvestre irá participar da terceira edição da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), que acontece entre os dias 23 e 27 de outubro, em Cachoeira – Bahia. Frequentador de mesas em festas literárias pelo mundo, o escritor é sucesso de público e critica. Seu primeiro livro publicado, “Se eu fechar os olhos agora”, ganhou o prêmio Jabuti de Melhor Romance de 2010, assim como o Prêmio São Paulo de Literatura, categoria estreante.
Presença disputada em eventos culturais nacionais e internacionais, Silvestre é o primeiro brasileiro convidado para participar do festival Hay-on-Wye, que se realiza no País de Gales. Em julho de 2011, o autor participou da Festa Literária Internacional de Paraty, em um debate sobre ecos da ditadura em sua obra e na de Marcelo Ferroni. Silvestre foi o primeiro brasileiro a participar do evento holandês Writers Unlimited-Winternachten, realizado em Haia, em janeiro de 2012. Em novembro do ano passado foi palestrante da Festa Literária Internacional de Guadalajara - FIL, no México. No ano anterior teve participação especial na Feira Internacional de Belgrado, uma das cinco maiores do mundo.
Os Livros - O romancista e dramaturgo Edney Silvestre utilizou suas lembranças da região cafeeira e escravocrata do Vale do Paraíba, onde nasceu, para compor sua primeira obra, passada em duas fases turbulentas do Brasil. O livro tornou-se um fenômeno internacional, com traduções publicadas na França, Inglaterra, Itália, Holanda, Sérvia, Portugal e, a sair em setembro de 2013, na Alemanha, além de ter levado os prêmios já citados. O segundo romance, “A felicidade é fácil”, já tem traduções contratadas para o inglês, italiano e francês. Inspirada em um fato real, a trama mistura policia, política, corrupção e sexo na Era Collor. Os direitos para o cinema foram adquiridos pela produtora Mixer. O filme será realizado por João Daniel Tikhomiroff, diretor do aplaudido “Besouro”.
Ainda este ano chega às livrarias o terceiro romance. Batizado de “Vidas provisórias”, a trama se passa ao longo de 30 anos e tem como protagonistas dois jovens imigrantes brasileiros na Europa e nos Estados Unidos. Como dramaturgo, Silvestre escreveu a peça “Boa noite a todos”. O texto fala sobre as últimas horas de uma mulher que amou demais no passado e, no presente, está perdendo o controle da sua mente e seu corpo. Esta peça será publicada em livro no próximo ano. É também do escritor a comédia-dramática “Casa comigo”, que tem encenação prevista para o primeiro semestre de 2014.
Edney Silvestre - Incluído entre as 100 personalidades mais influentes do Brasil pela Revista Época, ao lado de Fernando Henrique Cardoso, Fernanda Montenegro, Dilma Rousseff e Luiz Inácio Lula da Silva, o escritor foi escolhido pela revista Alfa como um dos Homens do Ano de 2011. Na televisão foi correspondente internacional da TV Globo e do jornal O Globo, baseado em Nova York. Atualmente é Repórter Especial da TV Globo e âncora do programa Globo News Literatura. Entre seus entrevistados, quatro ganhadores do Nobel de Literatura: Mario Vargas Llosa, Nadine Gordimer, Orhan Pamuk e José Saramago. Edney Silvestre nasceu em Valença (RJ), em abril de 1955.
A Flica - Entre dias 23 e 27 de outubro acontece na cidade histórica do Recôncavo Baiano, a terceira edição da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica). O evento contará com nomes locais, nacionais e internacionais. A festa será gratuita e terá shows musicais, praça de alimentação e pela primeira vez uma programação voltada para o público infantil. O evento tem coordenação geral e realização da Icontent/Rede Bahia e de Marcus Ferreira, da Putzgrillo Cultura e tem o Vice-Presidente do Conselho de Cultura da Bahia, Aurélio Schommer e o escritor Emmanuel Mirdad, da Mirdad Gestão em Cultura, como curadores. A Flica já tem o primeiro patrocinador confirmado: a Oi, através da lei de incentivo estadual à cultura, o Fazcultura. O projeto foi um dos cinco selecionados da Bahia através do concorrido edital nacional da Oi Futuro.
A Flica também já tem confirmado nomes como Lars Iyer, escritor da trilogia de romances “Spurious”(2011), “Dogma”(2012) e “Exodus”, Laurentino Gomes, autor do best-seller “1808 - Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil” e Regina Echeverria, biografa de Elis Regina, Cazuza, Gonzaguinha, Gonzagão e José Sarney. O evento literário contará com a presença de autores baianos como Elieser Cesar, Karina Rabinovitz, Állex Leila, Tom Correia e a historiadora Maria Hilda Baqueiro Paraíso.